domingo, 13 de junho de 2010

Ode aos sentidos

A cada dia que passa, cada rosto que vislumbro, cada aroma doce que sinto, cada sabor exótico do qual desfruto, cada som melódico que escuto, cada intuição que tenho, sinto uma necessidade absolutamente iminente de fazer um elogio aos sentidos. Pois o que seria da vivência humana sem eles? Quero homenageá-los, prezá-los invés de menosprezá-los, pois nunca se sabe se um dia não terei saudades de um ou mais do que um deles? E, isto agora sei de certeza, quando um dia já não os puder usar? Já será tarde de mais para os engrandecer e colocar num merecido pedestal. Pois aqui deixo um agradecimento, vou falar de seis, cinco são conhecidos e atenção, provados cientificamente, mas como eu acho que a ciência é sobrestimada também vou dar o devido valor ao sexto sentido, há que manter os horizontes expandidos e em contínua expansão...



Vejo-te, sinto-te...


"Acordo para o mundo, no entanto escolho não abrir os olhos de imediato, sinto-me uma criança a desembrulhar um presente de natal, o desejo é prolongar aquele momento o mais tempo possível, retirar o laço, a fita cola tudo feito meticulosamente. Pois para mim, acordar todos os dias e poder ver a claridade do sol matinal, é divinal, é como receber um prenda, uma dádiva.
Cientificamente falando o olho é órgão animal que detecta a luz e transforma-a em impulsos eléctricos proporcionando ao ser o sentido da visão. Bla bla bla, é assim que os meus olhos lêem estas frases. Ver é muito mais do que isso, observar, olhar, é arrebatador, provoca-nos dor, alegria, distingue-nos de simples autómatos! Eu quando olho não tenho um radar que me diz que algo é verde, ou que alguém é do sexo masculino e tem 1,70 metros! Eu vejo as cores, sinto-as, alteram o meu modo de estar, de viver e sentir o mundo!
Não pensem que sou egoísta, limitada, exagerada talvez, ou até fundamentalista que pensa que a vida sem visão não faz sentido! Pelo contrário, viver sem ver não implica viver sem sentir, pode ser uma adversidade, mas para isso é que serve a capacidade de ultrapassar obstáculos, não temos visão temos imaginação, não será um bom substituto? "



Tacteando pelo mundo fora...


"Já gatinha a nossa bebé!
Cortei-me!
Queimei-me!
Meninos sintam a textura desta rocha!
O meu pai deu-me uma estalada!


Ontem demos a mão pela primeira vez!
Qual o tecido mais suave?
Senti o seu cabelo sedoso escorregar-me pelos dedos!
Decorei cada pormenor do seu rosto bem delineado!
Entreguei-me ao prazer carnal, as nossas mãos inseguras que percorriam os nossos corpos nus, desprotegidos, como no dia que chegámos ao mundo..."



Fechem os olhos, oiçam, desfrutem...




Saboreie a Paixão de Chocolate



"Ingredientes

-1 colher (de sopa) de manteiga;

-150 g de nozes cortadas em 4 partes;

-50 g de uvas de passas pretas;

-1 colher (de sopa) de hortelã picada;

-50 ml de rum;

-1 lata de leite condensado;

-1 lata de creme de leite;

-200 g de chocolate meio amargo picado.

Modo de preparação

1º: Numa panela em fogo médio, derreta a manteiga e aqueça as nozes cortadas em quatro partes e as passas de uva preta durante 2 minutos. Junte hortelã picada e mexa. À parte e fora do fogo, coloque o rum numa concha e ateie fogo ao rum, deite o rum na panela e misture até o fogo apagar.

2º: Acrescente o leite condensado e o creme de leite e mexa com uma colher de pau até ferver. Apague o lume e acrescente o chocolate meio amargo picado até formar um creme espesso. Sirva imediatamente com gelado de morango."

Inspiro, expiro, suspiro...

"Considero-me uma pessoa de cheiros, no entanto também sou, infelizmente, uma pessoa distraída, parece que por vezes é necessário alertarem-me para os aromas. O sítio onde já encontrei os melhores aromas foi, não num jardim repleto de flores, não numa perfumaria, nem na praia, nem num rio, nem num restaurante, foi no último sítio que se podia esperar, no metro! Um misto de multiculturalidade num meio de transporte público, cheirava crianças, sentia os perfumes característicos de senhoras de meia idade, os odores notórios de um dia de trabalho, os perfumes pujantes de rapazes adolescentes à espera de se fazerem notar, o cheiro de cabelos, de carteiras, de tabaco, uma multiplicidade simplesmente genial e na qual me perderia um dia inteiro, cerrar os olhos e imaginar histórias de aromas...(inspiro, expiro, suspiro)"

Eu tenho-o e vocês?

Chamam-lhe o sexto sentido feminino, mas eu vejo-o em ambos os sexos.

Todos temos intuições, premonições, algo que nos sussurra ao ouvido acontecimentos próximos, respostas certas.

Coincidência? Sim.

Sempre coincidência? Não. (Risos)

Ergam assim os copos nesta ode aos sentidos, vejam como a espuma da champanhe borbulha nos belos copos do serviço de cristal, toquem nos relevos pormenorizados destes exemplares de uma, também, arte. Oiçam o tilintar dos copos a bater uns nos outros, o tchim, tchim, saboreiem a bebida digna das festas, degustem todos os sabores reunidos em poucos cl de líquido, sintam o aroma característico não só do que bebem, mas do que vos rodeia e por fim confiem quando sentem que alguém vai partir um copo dentro de alguns segundos ;)

1 comentário: